Educar é preciso – Blog

Cronograma do Projeto Meios de Transporte II

Posted on: 27/04/2010

Planejamento semanal do projeto: Meios de transporte

Tema: Meios de transporte
Professoras: Eliana / Amanda
Turma: G4 (4 anos)
Data Descrição da atividade Tempo de Duração Material necessário Produto final
17/03

a 26/03

  • Iniciar com o trecho do filme “Carros”.
  • Levantamento prévio sobre os meios de transporte (Quais são os meios de transporte que circulam em nosso bairro? Quais meios de transporte você usa para passear e vir à escola?…), as crianças levarão para casa um questionário com essas duas perguntas e os pais irão ajudar a responder.  Através do questionário vamos elaborar um gráfico.
  • Trazer alguns meios de transporte e expor dentro da sala, por exemplo: carro, caminhão, trem, avião… Deixar as crianças brincarem livremente com esses meios de transporte e observar o interesse delas.
30 min.
  • DVD do Filme “Carros”
  • Imagens de meios de transporte
  • Papelão para confecção da pista
  • Trabalhar a palavra BICICLETA, colar as letras separadamente na vertical no papel pardo, através de cada letra vamos descobrir outras palavras.
  • Expor um cartaz com vários meios de transporte, as crianças irão identificar através das imagens quantas rodas tem cada meio de transporte. Escrever a quantidade de rodas na frente da figura.
  • Confecção de uma pista para as crianças brincarem com os meios de transporte em miniatura.
  • Desenho do seu meio de transporte preferido.
29/03

a

31/03

  • Construção de um trem com caixas.
30 min.
  • Caixas de papelão
  • Diversos materiais para a confecção dos vagões
  • Cada criança receberá uma caixa de papelão que será representada por um vagão. Enfeitar os vagões e depois de pronto vamos unir os vagões para construir o trem. Expor o trem na entrada da escola. Em cada vagão anexar a foto da criança que o enfeitou.
05/04

a 09/04

CNS

“Trem”

Levantar com as crianças algumas questões como: quem já andou de trem, para onde foi, como ele era, o que sentiu etc. Anotar tudo que for dito pelas crianças.

Em seguida, contar um pouco da história do trem em São Paulo, como surgiu e pra que servia… Falar também do Bonde, que era um trem que circulava pela cidade. Colocar no rádio o Cd que tem o som do trem.

Hora do Conto

“Pato Atolado”

Realizar a leitura da história “Pato Atolado”, após a leitura levantar algumas questões com as crianças, por exemplo: Conversar sobre diferentes meios de transporte, tipos de carros e barcos mais conhecidos, discutir sobre problemas que podem acontecer numa estrada, cuidados ao dirigir, o que fazer quando o carro enguiça e situações vividas em que foi preciso pedir ajuda.

Em seguida, vamos construir o carro do Pato Atolado da história, utilizar uma caixa grande, depois de pronto as crianças irão brincar com o carro. Registrar com fotos.

Artes

Espalhar no meio da roda diversas sucatas. As crianças irão confeccionar livremente o seu meio de transporte preferido. Deixá-las explorarem livremente os materiais.

30 min.
  • Sucatas
  • Caixa de papelão
  • Pistola de cola quente
  • Confecção do trem com sucata
  • Confecção com sucata do meio de transporte preferido
  • Confecção do carro com caixa grande do Pato Atolado (história)
12/04

a

16/04

CNS

“História da roda”

Através do livro da Maria Fernanda vamos estudar a história da roda: Como surgiu? O que se usava antigamente como meio de transporte?…

Aproveitar para confeccionar a linha do tempo, como se deu essa evolução. Na linha do tempo vamos colar diversos meios de transporte para observarmos a evolução.

Matemática

“Gráfico dos Meios de Transporte”

Através da pesquisa realizada com as crianças confeccionaremos um gráfico. Cada criança irá colar um quadrado (diversas cores) nos meios de transporte que ela já utilizou. Não esquecer de explicar para que serve o gráfico. No final da confecção, as crianças irão observar quais foram os meios de transporte mais utilizados pelo Grupo 4 da manhã.

30 min.
  • Cartolina branca
  • Papel espelho (várias cores)
  • Confeccionar a linha do tempo
  • Construção do gráfico
19/04

A

23/04

Matemática

“Jogo dos carros”

Cada criança fica com um tabuleiro e 6 fichas ou bolinhas de E.V.A. Cada uma, na sua vez, joga o  dado e conta as bolinhas. Em seguida, coloca uma ficha sobre o número correspondente ao que saiu no dado. Caso o jogador obtenha um resultado que já marcou, ele passa a vez. Ganha o jogo quem cobrir os números de todos os carros primeiro. Registro no caderno de atividades.

30 min.
  • Color set azul claro
  • Papel laminado (várias cores)
  • Cartolina branca
  • Jogar o jogo dos carros
  • Cartaz com os nomes dos meios de transporte da história “A noite em que segui meu cachorro”.
Hora do Conto

Sentar em roda no chão e realizar a leitura da história “A noite em que segui meu cachorro”. No decorrer da história vão aparecendo diversos meios de transporte. Ao término da história vou levantar com as crianças quais foram os meios de transporte que apareceram e vamos escrever os nomes em um cartaz.

30 min.
26/04

A

30/04

Contador de história da CET

CNS

“Atenção no trânsito”

Em roda falar sobre a Educação no trânsito e explicar a importância da faixa de pedestres, o significado das cores do semáforo, a importância de se respeitar os limites de velocidade etc.

Cada criança receberá um emborrachado com formato de círculo que representará o volante do carro. A professora será o semáforo e vai construir no pátio a faixa de pedestre. Os alunos deverão andar devagar como se estivessem nas ruas. Eles devem desviar dos “carros” dos colegas, evitando encostar e bater neles. Conforme a professora vai mostrando as cores do semáforo as crianças seguem as orientações de cada cor mostrada.

Objetivo

  • Trabalhar os cuidados no trânsito, como o cinto de segurança, respeitar o semáforo, atravessar na faixa de pedestre…
  • Coordenação motora ampla
50 min.

30min.

  • Círculo emborrachado
  • Trem de sucata
    • Vivência em grupo.
    • Educação no trânsito
    • Brincar com o trem feito de sucata.
Hora do Conto

Sentar em roda no chão e realizar a leitura da história “O trem da cidade”. No decorrer da história os vagões vão se encontrando até formar um grande trem. Ao término da história vamos brincar com trem que confeccionamos com sucata. Registrar com fotos.

Objetivo

  • Focar o trem
30 min.
About these ads

1 Resposta para "Cronograma do Projeto Meios de Transporte II"

Olá. Sou jornalista e estou fazendo uma matéria sobre meios de transporte para a revista “Guia da Educação Infantil” e gostaria de saber mais detalhes desse projeto de vocês, que achei bastante interessante. Na verdade, nossa ideia é mostrar como algumas escolas e professores apresentam os meios de transporte para as crianças, como esse tema é trabalhado em sala de aula, por meio de atividades ou de um projeto específico. Podemos conversar melhor sobre isso? O único problema é que tenho uma certa urgência. Por favor me passem os contatos por email (adriana_chaves@uol.com.br) ou pelo meu msn chaves_eurodri@hotmail.com. Fico aguardando. obrigada. Att.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: