Educar é preciso – Blog

Jogo do Prato

Posted on: 18/05/2009

SDC10005

Finalidade: Correspondência e percepção da existência da relação “um a um”, realização de operações como adição e/ou subtração.

Faixa etária: Crianças de 3 a 6 anos.

Números de participantes: Máximo 10 crianças.

Material: Pratos descartáveis, tampinhas ou fichas feitas com E.V.A  e 1 e/ou 2 dados.

REGRAS DO JOGO:

  • Cada jogador deverá receber um pratinho descartável.
  • Adição: o mediador do jogo deverá estabelecer a quantidade de fichas/tampinhas a serem colocadas ao centro da mesas, para definir a quantidade de rodadas exemplo: 50 fichas/tampinhas para ser disputadas entre 5 jogadores.
  •  Subtração: o mediador do jogo deverá estabelecer a quantidade de fichas/tampinhas e dividir entre os jogadores, que deveram colocá-las em seus pratos.
  • Todos os jogadores devem lançar o dado e aquele que tirar o maior número inicia o jogo.
  • Adição: o 1 jogador deve lançar o dado novamente e número que sair no dado, será a quantidade de fichas/tampinhas que o jogador deverá colocar em seu prato.
  • Subtração: O 1 jogador deve lançar o dado novamente e o número que sair no dado, será a quantidade de fichas/tampinhas a serem tiradas do seu prato. Vence quem primeiro esvaziar o prato.
  • Adição: quando acaberem as fichas/tampinhas cada jogador deverá contar quantas existem em seu prato. Registrar em tabela.
  • Vence quem ao final das rodadas estabelecidas tiver mais fichas/tampinhas.